segunda-feira, 22 de abril de 2013

Alimentação saudável, dieta e afins

  Desde que me lembro de ser gente que sou magra. Duas ou três fotografias em bebé mostram-me que nem sempre assim foi. Parecia uma verdadeira bolinha com canudos loiros e bochechas mesmo boas para dar beijos (cuja saliva era limpa assim que os lábios das pessoas descolassem da minha cara.) Só de pensar....blhec!!

  Mas não é sobre saliva e beijos repenicados que hoje vamos falar. É sobre alimentação saudável e afins mesmo em  pessoas magras. Eu sou magra, tenho 1,68m e um estômago mariquinhas. É super sensível e quando como alguma coisa mais condimentada refila logo. E ultimamente ele tem refilado muito, sinal que me tenho portado muito, muito mal. Caril de gambas, macdonald´s, gelados, e por aí fora.

  Situação #1
  Quando digo "não vou comer isto, tem muita gordura ou tem muito molho."
  As pessoas respondem logo "Aproveita porque tu podes, és magrinha!"

  Situação #2
  Eu digo "Hoje vou dar uma caminhada"
  Resposta geral "É para abateres as banhas que não tens não?"

 Situação #3
 A magra diz que vai começar a fazer dieta (alimentação saudável entenda-se)
 Reposta usual "O quê? Mas tu por acaso queres emagrecer ainda mais?"


 Vamos lá ver se a gente se entende. Não é por se ser magra que se pode ou deve comer tudo e mais alguma coisa. Todas as pessoas devem comer um pouco de tudo e não cometer excessos em fritos ou doces. Devemos comer cereais, fruta,carne e peixe porque tudo isso é fundamental para equilibrar o nosso organismo.
 Lá porque a genética foi minha amiguinha não quer dizer quer não possa comer "comida de doentinhos" como muita gente lhe chama ou dê uma caminha diária de 30 minutos. Ser-se magro não é sinónimo de poder afogar-se em fast food, gomas, pastéis, chamuças, bolas de berlim, gelado de chocolate, pão com chouriço, e por aí adiante!

 Estamos entendidos? Obrigadinha :)



 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Isto sim é Primavera!

  Ainda não tinha tido oportunidade de dar as boas-vindas à Sô Dona Primavera que resolveu aparecer! Já não havia pachorra para tanta chuva, para o tempo cinzento, para o mau humor das pessoas e para o dramatismo característico do Inverno.
  Não me venham com histórias, é totalmente diferente acordar com a incerteza de um dia frio ou de chuva do que com a convicção de um dia primaveril e alegre. Até me arrisco a dizer que o humor matinal de segunda-feira mudou drasticamente desde que o Sol chegou para ficar.

 Agora começa a fase II. E passo a explicar: a fase II é aquela em que já estamos contentes com a chegada do bom tempo mas ainda queremos que o calor fique de vez. Mas afinal quem não quer o bom tempo a "tempo inteiro" para relaxar na esplanada ou pôr os pézinhos na areia? Assim de repente só me lembro dos senhores que vendem os chapéus de chuva na rua, mas até esses têm o plano B para o Verão.


  Agora sim cheira a Primavera! E não me peçam para definir o cheiro desta estação, não o consigo descrever. É a mistura de flores, o vento suave, o cheiro que está na rua, roupas alegres e leves em pessoas bem-dispostas. O doce chilrear dos pássaros expressa a sua felicidade por mais uma Primavera. O desejo de esplanadas, petiscos e mesas rodeadas de amigos. Começamos a tirar do armário não só a roupa fresca mas também o espírito renovado. E posso sempre descrever esta estação, vou usar 1000 termos diferentes para o fazer mas falta-me sempre qualquer coisa. Isto é Primavera e é disto que eu gosto!




 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Presságio de um dia feliz!

  Hoje é um daqueles dias em que acordamos, abrimos a janela e somos contemplados com um dia cinzento. Dia esse que não nos dá qualquer tipo de ânimo para sair da cama e enfrentar pessoas mal dispostas e montes de papelada.

 E é quando entramos no carro que tudo muda! Não, esperem...quando rodamos a chave na ignição o nosso dia começa a mudar. Na rádio está a começar a nossa música, a música do momento. Aquela que nos dá vontade de abanar cada ossinho do esqueleto. 

 É um presságio que o dia me vai correr bem. :) Que o vosso dia seja também maravilhoso!

 



Beijinho

domingo, 7 de abril de 2013

As carapuças são tramadas!

  Então e não é que o último post que aqui publiquei fez com que algumas pessoas se identificassem com ele? Não me recordo de mencionar nomes, de dizer que era para esta ou para aquela..mas o que é certo é que algumas enfiaram a carapuça. 

 Como referi ao longo do post sobre as "progenitoras" eu não sou Mãe, mas tenho uma! A melhor que podia ter. E posso não ser Mãe, mas tenho coração. [O que falta a muitas que são e a outras tantas que não são ainda.]

 E ao contrário do que pensas, eu não passo a minha Vida a chafurdar [palavra utilizada por ti, quem chafurda são os porcos] no perfil de ninguém. Em primeiro lugar tenho uma Vida e além do mais não preciso de ver nada..porque são as tuas "amigas" que me contam as tuas dores de cotovelo. E podia dizer que me sentia lisonjeada por receber a tua visita por estas bandas e saber que és leitora assídua do meu blogue e presença diária na minha página. Poder podia...

  Voltando ao post sobre as mães..aconselho-te a enfiares-te num saco de serapilheira porque enterraste-te tanto que uma carapuça para ti não chega. As melhoras.